terça-feira, 13 de junho de 2017

Ajudantes dos moradores do Anexo

Anne e os outros moradores do Anexo

Em julho de 1942, a família Frank passou a se esconder no Anexo Secreto, localizado no canal Prinsengracht, nº 263, em Amsterdam . A família Van Pels chega lá uma semana depois. As duas famílias já se conheciam: Otto Frank e Hermann van Pels são parceiros de negócios. Após quatro meses, chega Fritz Pfeffer, o oitavo escondido. Ele é o dentista de Miep Gies,uma ajudante dos moradores do Anexo.
Os moradores:


Os funcionários do escritório ajudam os escondidos
Os funcionários da empresa de Otto Frank ajudaram os escondidos a sobreviver no anexo. Eles providenciavam comida e cuidavam de algo extremamente necessário que era elevar o bom ânimo das pessoas no esconderijo. Sem eles, se esconder seria impossível.

Os ajudantes:





sexta-feira, 9 de junho de 2017

Sugestão de série: Grimm

Elenco na Comic Con 2013
Nick Burkhardt (David Giuntoli) é um detetive de homicídios que recebe a visita de sua tia doente e a explicação para todas as coisas estranhas que tem visto. Ela conta que ambos são "Grimms", caçadores encarregados de proteger a humanidade de criaturas sobrenaturais, mantendo assim o equilíbrio entre os humanos e essas criaturas. Nick examina mais profundamente o passado de sua tia e descobre que ele também deve assumir a responsabilidade de seus ancestrais e lidar com a mitologia dos Irmãos Grimm. À medida que Burkhardt tenta esconder os perigos de sua nova missão de sua noiva Juliette (Bitsie Tulloch) e de seu parceiro Hank (Russell Hornsby), se envolve mais com as antigas rivalidades do mundo dos Grimm. No meio desta aventura Burkhardt faz amigos que o ajudam a entender melhor o mundo sobrenatural e inimigos que querem acabar com sua vida.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

A amiga de Anne e sobrevivente do Holocausto: Nanette Blitz Konig

Eu tive a oportunidade de conhecer Nanette Blitz Konig pessoalmente esta semana, e digo que foi uma experiência maravilhosa, pude conhecer sua história de sua própria boca, além de conhecer uma pessoa que sobreviveu ao horrível Holocausto, uma pessoa que participou de uma das histórias mais tristes que conheço, e estou muito grata pela sua presença. Nanette nasceu em 6 de Abril de 1929, em Amsterdã, Países Baixos.
Ela contou como lidou com as regras impostas pelos nazistas, e como foi difícil perder sua família na guerra. Disse também que quando estava no Campo de Concentração de Bergen-Belsen avistou Anne Frank muitas vezes, e uma delas elas conversaram, deram apoio uma para a outra e deram um forte abraço - disse que Anne estava coberta com um cobertor e que não estava mais aguentando a quantidade de piolhos que tinha em si.
Despiolhamento dos libertados.
 
Nanette sobreviveu graças as tropas aliadas que invadiram o Campo de Bergen-Belsen em 15 de Abril de 1945, onde um desses soldados, que por acaso era judeu, se comunicou com Nanette em inglês (ela sabia falar muito bem) e mandou 2 cartas para familiares (por parte de mãe) em Londres, mesmo isso sendo proibido na época. Depois de sair do Campo, Nanette ainda ficou um bom tempo internada para tratar uma tuberculose causada pelas más condições no Campo de Bergen-Belsen.


Seu marido John Konig que estava com Nanette quando a conheci, disse: "O Holocausto nunca deverá ser esquecido, para não cometermos os mesmos erros."
Nanette lançou o livro "Eu sobrevivi ao Holocausto", onde você leitor poderá se aprofundar melhor na história desta esperançosa mulher, que nunca perdeu a esperança de que poderia sair dali, disse ela: "Nós nunca perdemos a vontade de viver."

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Quem foi Adolf Hitler? O que foi o Holocausto?

Adolf Hitler foi um grande político alemão, que liderou a Alemanha Nazista de 1934 a 1945. Ele iniciou a Segunda Guerra Mundial e instaurou políticas fascistas que resultaram na morte de milhares de pessoas.
Nascido na Áustria, em 20 de Abril de 1889, Adolf Hitler ascendeu ao poder na política alemã como o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, também conhecido como Partido Nazista. Hitler atuou como ditador da Alemanha de 1934 a 1945. Ele levou a Alemanha à Segunda Guerra Mundial e também provocou o Holocausto. Hitler se suicidou ao lado de sua mulher, Eva Braun, em 30 de abril de 1945, em seu bunker, em Berlim.

O Holocausto foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Hitler. Segundo a ideologia nazista, a Alemanha deveria superar todas as coisas que a impediam de se formar uma nação composta por seres superiores. Segundo essa mesma ideia, o povo legitimamente alemão era descendente dos arianos, um antigo povo que segundo os etnólogos europeus do século XIX, tinham pele branca e deram origem à civilização européia.
Dessa forma, para que a raça ariana fosse conquistada pelo povo alemão, o governo de Hitler passou a pregar o ódio contra aqueles que impediam a pureza racial dentro do território alemão. Segundo o discurso nazista, os maiores culpados por impedirem esse processo de eugenia étnica eram os ciganos e principalmente os judeus. Com isso, Hitler passou a perseguir e forçar o isolamento em guetos do povo judeu da Alemanha.
Primeiramente proibindo esses judeus a andar de bonde, a estudar em escolas normais, só poderiam estudar em escolas judaicas e também frequentar lugares onde o dono não fosse judeu.
Dado o início da Segunda Guerra, o governo nazista criou campos de concentração onde os judeus e ciganos eram forçados a viver e trabalhar. Nos campos, os concentrados eram obrigados a trabalhar nas indústrias vitais para a sustentação da Alemanha. Além dos ocupantes dos campos viviam em condições precárias, tinham péssima alimentação, sofriam torturas e eram utilizados como cobaias em experimentos científicos.
Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, seis milhões foram mortos no holocausto. Cerca de mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram durante o período.