domingo, 30 de julho de 2017

O que são Campos de Concentração Nazistas?

Os Campos de Concentração surgiram no século XVIII, e tinha como destino os presos políticos, que ali ficavam agrupados em separado de outros tipos de prisioneiros comuns.
Os campos de concentração nazistas foram usados pelo governo alemão para aprisionar milhares de pessoas entre as décadas de 30 e 40. Ao menos 20 mil campos foram utilizados entre 1933 e 1945, na Alemanha e em outros 12 países que foram ocupados pelos nazistas durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).
Muitos desses locais eram utilizados como campos de extermínio em massa. A estimativa é de que 11 milhões de pessoas tenham sido assassinadas nos campos de concentração nazistas. Os campos de concentração eram usados como centros de trabalho forçado, trânsito e prisão.

Campo de Concentração de Auschwitz
Com o início da Segunda Guerra, os campos passaram a receber também todo tipo de prisioneiro de guerra das áreas onde os nazistas avançavam. Pior, mais campos foram sendo construídos fora da Alemanha, sendo os mais conhecidos os campos de extermínio da Polônia. Eles existiram, porém, nas Ilhas do Canal da Mancha, Noruega, Países Baixos, Sérvia, Itália, Moldávia, Bélgica, França, Ucrânia, Croácia, Letônia, Lituânia, Bielorússia, Áustria, República Tcheca e Estônia. Milhões de pessoas foram aprisionadas e submetidas a todo tipo de abuso nos campos nazistas. Só nos campos de extermínio, sob a administração das SS (tropa de proteção pessoal de Adolf Hitler), os alemães e seus colaboradores mataram milhares de judeus. Apenas uma pequena parte dos prisioneiros que lá foram colocados conseguiram sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário